terça-feira, 23 de março de 2010

5º ENCONTRO DE GRUPOS DE ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS


ENCONTRO DE GRUPOS DE ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS NA CASTANHEIRA

A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos. O seu principal objectivo é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram as orações. Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do Concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.

A sua continuidade está a ser apoiada pela Câmara Municipal da Guarda que organizará, este ano, na Castanheira, dia 27 de Março, pelas 21h30, o 5º Encontro de Encomendação das Almas. A iniciativa contará com a participação de sete colectividades: Grupo de Cantares “A Mensagem”, Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, Grupo “Vozes da Quinta” Qtª de Gonçalo Martins e um total de cerca de 180 pessoas envolvidas.

A culminar haverá no final a actuação do Grupo convidado “Cantares de Almeirim e Padre Ricardo Mónica”, na Igreja Paroquial da Castanheira.

Este ano, para além do Encontro de Encomendação das Almas será apresentado, pelas 18h00, o Catálogo “Encomendação das Almas no Concelho da Guarda – A singularidade de uma tradição secular”.


PROGRAMA

18h00 – Apresentação do catalogo “Encomendação das Almas no Concelho da Guarda – A singularidade de uma tradição secular” (Centro de Dia da Castanheira)

21h30 – Encomendação das almas pelos grupos do concelho da Guarda (Largo do Calvário)

23h00 – Actuação do grupo “Cantares de Almeirim e Padre Ricardo Mónica (Igreja Paroquial da Castanheira)

Sem comentários:

Enviar um comentário